środa, 7 października 2015

Nonato Luiz & Pedro Soler - Diálogo (1982)

Bom tarde, amigos cultos e ocultos! Nossa semana está maravilhosamente instrumental e agradando à gregos e também aos troianos. É bom saber que o Toque Musical tem se tornado um espaço de consulta importante, de relevância cultural mesmo na contramão da confusa 'legalidade' que vivemos nesses tempos. Sei também que o TM, assim como muitos outros blogs, sobrevive na condição de 'tolerância vigiada'. Por certo, os patrulheiros cibernéticos estão de olhos bem abertos, não apenas para tentarem coibir ações, mas também para tirarem proveitos da situação. Blogs como o Toque Musical tem servido de 'termômetro' para muitos produtores e editoras, que percebendo o interesse do público, procuram reinventar 'o produto'. Estão fabricando biscoito de araruta e vendendo como 'cookies'. O foda é que em alguns casos, a gente leva para casa o mesmo produto encontrado nos blogs (as vezes até com uma qualidade inferior). Bom, mas pelo menos tem uma vantagem... (eu só não descobri ainda se é para quem compra ou para quem vende. Acho que é mais para quem produz).Putz, nem sei porque eu estou tocando nesse assunto... acho que perdi o gancho (o gancho e o tapa olho, hehehe...)Vamos ao disco do dia. Continuando com os mestres do instrumental, tenho aqui o violonista cearense Nonato Luiz numa dobradinha com o guitarrista flamenco Pedro Soler. O lp é um registro gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles, do Rio de Janeiro, em junho de 1982. De um lado temos o brasileiro e do outro o espanhol (ou catalão? sei não). Na época os dois instrumentistas faziam uma turnê pela Europa. Um trabalho que procurava mostrar as afinidades sonoras entre a música flamenca e a nordestina. Ao final das apresentações europeias eles vieram mostrar também no Brasil esse show.Este é um disco que embora eu já conhecesse, nunca o ouvi com a devida atenção. Foi só agora, preparando o toque musical que pude percebe-lo na íntegra. Estranhei o fato de que o número das músicas não corresponde aos das faixas. Como não conhecia bem todas as músicas, ficou difícil entender quem é quem. Pelo que eu pude entender, em algumas faixas contam mais de uma música. Fiz então a denominação conforme me parecia a lógica. Como sei que pode haver erros, decidi incluir também no arquivo a digitalização bruta, por inteiro. Daí, aqueles que sabem poderão separar corretamente as faixas. O importante é que está tudo aqui. Disco bonito, músicos excepcionais! Confiram...malagueñas - pedro solergranaina - pedro solernana - pedro solerseguirias - pedro solerqui nem gilóviola violadadança do ventrequatro prantosreflexões nordestinaso sonho

Brak komentarzy:

Prześlij komentarz